segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Animal: tubarão branco
Onde é encontrado? O tubarão branco localiza-se nas costas dos oceanos desde que haja populações  suficientes das suas presas
Adaptação: O tubarão branco apesar do nome não é todo branco, é acinzentado na parte de cima que serve como camuflagem pois quando passa por cima da presa esta confunde o com a luz do sol e quando passa por baixo a presa confunde o com o fundo do mar, o tubarão branco usa esta emboscada para se alimentar dos grandes mamíferos que constituem a base da sua alimentação na idade adulta
O tubarão branco pode medir até 7,5 m e pesar até 2,5 toneladas
  
Animal: Dragão de Komodo
Onde é encontrado? É encontrado na Indonésia e nas florestas de Ilha de Komodo.
Adaptação: Ele tem dentes afiados que ele usa para morder os animais e sua saliva possui bactérias que podem matar a presa.
 O dragão de Komodo pode medir até 4 metros de comprimento e pesar 150kg, por isso ele é o maior lagarto do mundo. Ele usa os dentes para engolir a presa sem mastigar. Quando ele morde, ele deixa a saliva na ferida. A saliva dele tem mais de 70 tipos de bactérias diferentes e mais de 50 delas são mortais. A presa morre porque a bactéria do dragão de Komodo infecciona a ferida. A saliva do dragão não mata o próprio  animal porque o sangue dele tem uma substância anti-bacteriana. Os cientistas estão estudando essa substância para usar na cura de mordidas e infecções.
Animal: Bicho-Pau 
Onde é encontrado? Ele é encontrado  principalmente nas florestas tropicais, entre as folhagens.

Adaptação: O bicho-pau possui uma das adaptações mais fascinantes do reino animal, que é a sua camuflagem.
O bicho-pau é um insecto totalmente inofensivo e de movimentos lentos e usa esta estratégia para se defender de predadores, principalmente de aves. Alêm de sua camuflagem, algumas espécies de bicho-pau ainda lançam um fluído leitoso e repugnante para se defender enquanto outras tem o poder de regenerar membros perdidos.